Palmares, 07 de maio de 2024

Vigília de Pentecostes 2019 na Catedral de Nossa Senhora da Conceição dos Montes – Palmares

11 de junho de 2019   .    Visualizações: 801   .    Notícias da Diocese

Neste dia 08 de junho do ano da graça do Senhor de 2019, nosso bispo diocesano, Dom Henrique Soares da Costa, junto com as novas comunidades de vida presente em nossa Diocese e a RCC celebraram a Vigília de Pentecostes na Catedral de Nossa Senhora da Conceição dos Montes, em Palmares. Momento de enriquecimento da fé e da vocação no seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Irmãos caríssimos, nesta noite santa estamos reunidos em santa vigília. É a vigília de preparação para a solenidade de Pentecostes, que encerra o tempo da Páscoa. Cristo ressuscitado deu à Sua Igreja o grande Dom, o grande Penhor da Sua presença: o Seu Espírito Santo.Para ressuscitar o Filho dentre os mortos, o Pai derramou sobre Ele, morto na Sua natureza humana, o Espírito, que é Senhor que dá a Vida divina. Este Espírito transformou, transfigurou o homem Jesus, ressuscitando-O para a Vida plena de Deus. Assim, morto na carne, Jesus foi vivificado no Espírito Santo! Este mesmo Espírito, Ele derramou sobre toda a Igreja e sobre toda a criação. No Dia mesmo da Ressurreição, o Senhor Jesus soprou sobre os Onze, representantes da Igreja: “Recebei o Espírito Santo!” Este Dom, o Cristo ressuscitado manifestou publicamente na festa judaica de Pentecostes e, fiel à Sua promessa, continua a derramá-Lo constantemente sobre a Igreja. Para cada um de nós, este Espírito do Cristo ressuscitado foi derramado no momento do nosso Batismo: aquela água é símbolo e instrumento do Espírito!Alegremo-nos, portanto! No Espírito do Ressuscitado, já participamos da Vida de Cristo glorioso, já temos o penhor da nossa ressurreição, já vivemos uma Vida nova! Este Espírito do Cristo enche o universo, vivifica a Igreja e nos sustenta no caminho. ” (Dom Henrique Soares da Costa)

Por tudo isso, Deus seja louvado!