Palmares, 26 de abril de 2024

SEMANA DIOCESANA DE CATEQUESE – 2020

16 de julho de 2020   .    Visualizações: 1398   .    Noticias

Caros amigos da catequese, unidos em oração.

Como é de praxe, nos últimos 15 anos, a Diocese de Palmares promove no mês de agosto, dedicado à oração pelas vocações, o Seminário Diocesano de Catequese. Neste ano, devido a pandemia do novo coronavírus e suas implicações diretas na vida das pessoas e no formato dos eventos; não realizaremos o seminário no modo presencial.

A Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-catequética, promoverá nos dias 23 a 30 de agosto do corrente ano, a (SDC) SEMANA DIOCESANA DE CATEQUESE, que terá lugar no Centro de Treinamento São João XXIII, com transmissão direta pelas redes sociais e com atenção aos protocolos de segurança emitidos pelas autoridades.

O principal escopo desta semana é proporcionar uma formação e informação para todos os agentes diretos da catequese, ou seja: padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas catequistas, como também, famílias com seus filhos catequizandos. Como é próprio somos sempre orientados pelo nosso Bispo Diocesano Dom Henrique Soares da Costa, que no âmbito da porção diocesana é o principal responsável pela catequese e seus desdobramentos, a avançar cada vez mais para implementar na Diocese de Palmares o catecumenato e a catequese com inspiração catecumenal.

A SDC será aberta com a celebração eucarística dominical, 21º Domingo do Tempo Comum, e, durante os dias, contemplaremos cada uma das foranias que compõem a nossa Diocese. Promoveremos uma exposição temática para cada dia, no formato de tendas, como os seguintes temas:
1º Catequese inclusiva;
2º Catequese e cultura digital;
3º Catequese e família;
4º Catequista e
5º Literatura catequética.

Os trabalhos serão iniciados com um momento de oração e a abordagem da temática, palestras, será apresentada por membros da Comissão Diocesana de Catequese, tendo como fonte principal o NOVO DIRETÓRIO GERAL PARA A CATEQUESE lançado no dia 25 de junho passado no Vaticano. No sábado dia 29, faremos uma noite de espiritualidade e Lectio Divina, Leitura Orante da Palavra de Deus, destacando assim o valor e a centralidade da Palavra de Deus para a “Nova Evangelização e a Catequese”. Concluiremos a semana, no Domingo 30, com a celebração eucarística do 22º Domingo do Tempo Comum.

Portanto, queridos amigos da catequese, temos uma importante missão no atual cenário eclesial: trabalhar com mais empenho na implementação de uma ação catequética que promova o “Kerigma” como anúncio alegre e frutuoso do Evangelho, como bem é colocado na Exortação apostólica do Sumo Pontífice Francisco: “Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho”. O Novo Diretório Geral para a Catequese em sua introdução nos garante está missão: “A catequese pertence, de Pleno direito ao mais amplo processo de renovação que a Igreja é chamada a fazer para ser fiel ao mandato de Jesus Cristo de anunciar sempre e em toda a parte o seu Evangelho (cf Mt 28, 19). A catequese participa no compromisso de evangelização, de acordo com a sua natureza própria, para que a fé possa ser sustentada por um amadurecimento permanente para se exprimir num estilo de vida que deve caracterizar a existência dos discípulos de Cristo. Por essa razão, ela relaciona-se com a liturgia e a caridade, para tornar evidente a unidade constitutiva da vida nova que brotou do Batismo.”1

Rogamos à Nossa Senhora, Mãe de Deus e da Igreja, que interceda e abençoe a todos os nossos amados catequistas, verdadeiros apaixonados pela missão de transmitir a fé, a fim de que perseverando na missão e unidos a Cristo sejam verdadeiras testemunhas do Mistério do Senhor. Amém.

Pe. José Ronaldo Alves
Coordenador Diocesano da Catequese

1.NOVO DIRETÓRIO GERAL DA CATEQUESE – 2020 – Introdução número 1.