Palmares, 20 de abril de 2024

Reflexão sobre valores familiares em São Tomé marca Dia Internacional da Família

15 de maio de 2019   .    Visualizações: 586   .    Notícias da Igreja
Por ocasião do Dia Internacional da Família que se celebrou nesta quarta-feira, 15 de maio, o especialista em matéria de Matrimônio e Família, Padre Telmo da Gloria Serôdio, falou da importância dos valores da família e da crise pela qual alguns deles passam na sociedade santomense.

A celebração do Dia Internacional da Família visaentre outros objetivos, destacar a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil e também reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família.

Crise de valores da família

Numa entrevista concedida aos nossos microfones o especialista em matéria do matrimônio e família no País, Padre Telmo da Glória Serôdio, garantiu que São Tomé e Príncipe carece de alguns valores familiares, como por exemplo, os valores afetivos e éticos, podendo acrescentar a questão do perdão, da reconciliação, da busca do outro e do serviço recíproco.

Fazer perceber às novas gerações o valor da partilha

E quanto crescemos na família unida, por mais pobre que seja, nós aprendemos que o pouco que temos, temos que dar ao outro, ou seja, partilhar, enfatizou o sacerdote.

Para melhoria da situação o Padre Telmo da Gloria Serôdio sublinhou, que em São Tomé e Príncipe é necessário desenvolver o sentido familiar, desenvolver  o bem estar familiar  e fazer perceber às novas gerações quanto vale  partilhar de forma equilibrada, “porque não existe família perfeita”, e o valor do respeito  na família.

Formação permanente das famílias

Quanto à participação da Igreja, o  Padre Telmo da Gloria Serôdio diz que está a trabalhar na promoção da família, e que têm trabalhado na formação das pessoas que pretendem formar a família, procurando dar resposta à reclamação  por parte dos noivos no que toca  a continuidade desta formação  depois do casamento.

Fonte: Vatican News