Palmares, 19 de abril de 2024

CF 2022: ENCONTRA-SE DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD O ENVELOPE DA COLETA DA SOLIDARIEDADE

06 de março de 2022   .    Visualizações: 1077   .    Notícias da Igreja

Os tradicionais envelopes para as doações da Campanha da Fraternidade não serão mais distribuídos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em versão impressa. Desde 2019 o valor destinado para a distribuição do material impresso tem sido reduzido e direcionado para ações sociais.

Padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB, explica, no entanto, que as dioceses que desejarem imprimir os envelopes, por conta própria, podem fazê-lo. Os envelopes, em versão digital, estão disponíveis para download no site da CNBB (aqui) e no site das Campanhas da CNBB (aqui).

Entenda

Na organização da Campanha da Fraternidade 2022, a opção foi não fazer os envelopes impressos e destinar os custos de sua produção para os projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), o qual reúne a porcentagem das doações da Coleta Nacional da Solidariedade sob a responsabilidade da CNBB.

A última vez que foram produzidos os envelopes impressos, foram investidos mais de 330 mil reais na confecção e distribuição para todo o Brasil. Considerando a média de recursos investidos nos projetos do FNS, o valor seria suficiente para apoiar de 8 a 16 projetos sociais. Padre Patriky Samuel Batista explica que o foco dos projetos foi a situação de fome. Em relação aos eixos definidos pelo FNS, são iniciativas de combate à vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

Na encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum, o Papa Francisco afirma ser “muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias”, e que “é maravilhoso que a educação seja capaz de motivar para elas até dar forma a um estilo de vida”.

A diminuição no uso do papel e a destinação para ações transformadoras, nesse sentido, relacionam o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, com as reflexões do Papa Francisco apresentadas na Laudato Si’.

“A educação na responsabilidade ambiental pode incentivar vários comportamentos que têm incidência direta e importante no cuidado do meio ambiente, tais como evitar o uso de plástico e papel, reduzir o consumo de água, diferenciar o lixo, cozinhar apenas aquilo que razoavelmente se poderá comer, tratar com desvelo os outros seres vivos, servir-se dos transportes públicos ou partilhar o mesmo veículo com várias pessoas, plantar árvores, apagar as luzes desnecessárias… Tudo isto faz parte duma criatividade generosa e dignificante, que põe a descoberto o melhor do ser humano”

A Coleta Nacional

Gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), a Coleta da Solidariedade é realizada em âmbito nacional, todos os anos, no Domingo de Ramos. Em 2022, acontecerá no dia 10 de abril. Os recursos arrecadados integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que têm contribuído para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.

Do total arrecadado na Coleta para a Solidariedade, 60% fica na própria diocese e é gerido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.

Bispo, padres, religiosos(as), lideranças leigas, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores da Campanha da Fraternidade em suas comunidades, paróquias e dioceses.

A Igreja espera que todos participem oferecendo sua solidariedade em favor das pessoas, grupos e comunidades, pois “ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da vida”.

No Dia Nacional da Coleta, no Domingo de Ramos, os fieis poderão realizar suas doações, para aplicação em projetos sociais, na conta indicada abaixo. O comprovante do depósito precisa ser enviado por e-mail para financeiro@cnbb.org.br

Banco Bradesco
Agência: 0484-7
Conta corrente: 4188-2 (CNBB)