A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil e também reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família.
Numa entrevista concedida aos nossos microfones o especialista em matéria do matrimônio e família no País, Padre Telmo da Glória Serôdio, garantiu que São Tomé e Príncipe carece de alguns valores familiares, como por exemplo, os valores afetivos e éticos, podendo acrescentar a questão do perdão, da reconciliação, da busca do outro e do serviço recíproco.
E quanto crescemos na família unida, por mais pobre que seja, nós aprendemos que o pouco que temos, temos que dar ao outro, ou seja, partilhar, enfatizou o sacerdote.
Para melhoria da situação o Padre Telmo da Gloria Serôdio sublinhou, que em São Tomé e Príncipe é necessário desenvolver o sentido familiar, desenvolver o bem estar familiar e fazer perceber às novas gerações quanto vale partilhar de forma equilibrada, “porque não existe família perfeita”, e o valor do respeito na família.
Quanto à participação da Igreja, o Padre Telmo da Gloria Serôdio diz que está a trabalhar na promoção da família, e que têm trabalhado na formação das pessoas que pretendem formar a família, procurando dar resposta à reclamação por parte dos noivos no que toca a continuidade desta formação depois do casamento.
Fonte: Vatican News