Palmares, 29 de abril de 2024

Projeto de Comunicação do Regional NE II é elaborado em I Assembleia da Pascom, em Barra do Cunhaú-RN

30 de outubro de 2019   .    Visualizações: 606   .    Notícias da Igreja

Neste final de semana, de 25 a 27 de outubro, foi realizada a I Assembleia dos coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O evento aconteceu na Barra do Cunhaú, município de Canguaretama-RN, situado na Arquidiocese de Natal. Representantes de 13 (Arqui)Dioceses participaram do encontro, que teve como objetivo elaborar o Projeto da Pascom do Regional NE II, com as linhas de ações e estratégias para a aplicação das mesmas.

A Assembleia foi assessorada pelo Ir. Joana Puntel, que é Irmã Paulina e Doutora em Comunicação, uma das principais pensadoras no campo da área no Brasil. Ela ajudou os coordenadores diocesanos da Pascom a pensar e refletir sobre as práticas comunicacionais, tendo presente que a comunicação é processo, vai além dos meios. A discussão teve como base e alicerce o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, lançado em 2014 e vem colaborando com a implantação, acompanhamento e missão da Pascom em todo o território nacional, e as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, lançadas este ano, 57º Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida-SP.

No primeiro dia, sexta (25), o Encontro teve início com o credenciamento e jantar. Logo após, a Ir. Joana Puntel deu início aos trabalhos da Assembleia. Neste primeiro momento, a partir dos Documentos da Igreja e pensadores da área, a assessora abordou o tema da comunicação na Igreja, mostrando como esta foi entendendo a necessidade das práticas comunicacionais na ação evangelizadora. Foi refletida as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, em linhas gerais, para que o Projeto acompanhe a caminhada do Anúncio do Evangelho da Igreja.

O segundo dia (27) de trabalhos iniciou com a oração das Laudes e café da manhã. Depois, a Irmã Joana introduziu os participantes na tomada de consciência do que é o Projeto, falando da transversalidade da Pascom, a sua especificidade, interação e o olhar que devemos lançar na realidade e projetar o futuro. É necessário fazer um diagnóstico, procurando ver onde pisar e elaborar o projeto a partir deste olhar Ainda foi abordada a identidade da Pascom, que “estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja” (Diretório de Comunicação, 244). Se refletiu sobre os Eixos da Pascom: Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade, bases de sustentação das ações da Pastoral da Comunicação.

No final da tarde, todos os participantes foram até a Capela Nossa Senhora das Candeias, local em que aconteceu o primeiro martírio do Rio Grande do Norte, dos mártires de Cunhaú. Uma Celebração Eucarística, presidida por Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelo Pe. Jerffeson Adelino Gomes, Assessor Eclesiástico da Pascom do Regional NE 2, Pe. Marcos Dantas (Diocese de Caicó), Pe. Ivanildo (Diocese de Palmares) e o Diác. Joelder (Diocese de Palmeira dos Índios) foi participada por todos. Em seguida, uma noite em Pipa encerrou as atividades do dia.

No Domingo (27), ficou para a elaboração do projeto em si. Os participantes foram divididos em grupos para elaborar linhas de ações e estratégias para a aplicação nos quatro anos. Por fim, foi concluída a Assembleia com a apresentação da proposta do 8º Muticom do Regional, que será em Patos-PB, de 03 a 05 de julho de 2020, um vídeo de Dom Joaquim Mol, Presidente da Comissão Pastoral Episcopal para Comunicação da CNBB e um vídeo de Marcus Tullius, Coordenador Nacional da Pascom. E foi marcada o próximo encontro dos coordenadores da Pascom, que será em Guarabira-PB, de 06 a 08 de março de 2020.

O projeto terá como objetivo “evangelizar com a comunicação, seguindo as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, e os Eixos da Comunicação, propostos pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: formação, articulação, produção e espiritualidade”, para “manter a unidade da Pascom NE 2 e proporcionar bases de sustentação de sua atuação nas Arqui(Dioceses), mediante a aquisição de conhecimento comunicacional e eclesial, qualificando a formação dos agentes da Pascom, tornando-os aptos a cumprir sua missão evangelizadora”.

Por Pe. Jerffeson Adelino Gomes
Assessor Eclesiástico da Pascom do Regional NE 2

Fonte: https://diocesedecaruaru.com.br/2019/10/28/projeto-de-comunicacao-do-regional-ne-ii-e-elaborado-em-i-assembleia-da-pascom-em-barra-do-cunhau-rn/