Em 20 de janeiro de 1620 foi lançada a primeira pedra da igreja da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. À igreja Foi erguida rapidamente com a ajuda de todos os senhores de engenho da região.
Em que local? Provavelmente no alto, à esquerda da atual Matriz, onde havia também o cemitério. Hoje, no mesmo lugar, funciona o “Centro Educacional Cristo Redentor”.
Em 1621 já estava praticamente construída e funcionando como Capela.
Nesse mesmo ano de 1621 foi criada a paróquia pelo Bispo do Brasil Dom Marcos Noronha e a Capela de Nossa Senhora da Conceição foi elevada a Matriz.
Seu primeiro Vigário foi o padre Simão Pitta Calheiros e o seu Coadjutor era o Padre Matheus Soares.
A Paróquia foi instalada, provisoriamente, na capela do Engenho Palma.
Por volta do ano de 1800, a igreja Matriz sofreu um incêndio no qual, infelizmente tivemos perda total e a Matriz foi construída no lugar onde está hoje.
Se, passaram 400 anos de histórias, de fé, tradição de encontro do povo amado e querido de Deus.
Hoje, no ano de 2021 em comemoração desta data tão importante para os filhos desta paróquia amada, a Nossa Igreja está passando por uma restauração histórica e artística que está resgatando os traços barrocos e neoclássico da Igreja.
A pintura teve início no dia 11 de janeiro de 2021, a pedido do Nosso atual Pároco Padre Edivânio José da Silva Fiho, que está junto com a comunidade paróquia trabalhando para que a história de 400 anos da igreja Matriz seja recuperada.
Diante, de algumas pesquisas veio a certeza que antes do incêndio todos os traços históricos foram perdidos.
Mas, como a graças de Deus estamos trabalhando como família de Fé para resgata esta história.
Fonte: Pascom da Paróquia Nossa senhora da Conceição – Sirinhaém