Palmares, 18 de maio de 2024

PARÓQUIA DE XEXÉU CELEBRA A FESTA DE SÃO SEBASTIÃO COM MUITA FÉ, HOMENAGENS E DEVOÇÃO

11 de janeiro de 2020   .    Visualizações: 1661   .    Notícias da Diocese

As comemorações do Padroeiro do Município efervescem a comunidade paroquial com uma vasta programação.

Tendo como Padroeiro São Sebastião, a Paróquia de Xexéu (Diocese dos Palmares) estará realizando uma extensa programação para celebrar mais um ano com muita fé, homenagem e devoção à memória deste Mártir da Igreja Católica, capitão e apóstolo dos confessores encarcerados.

O início da programação festiva começará hoje, dia 11 de janeiro, quando a procissão que levará a bandeira, estará percorrendo as principais ruas da cidade, num cortejo que culminará com a celebração da Santa Missa de abertura do novenário. Na sequência, em todos os dias haverá o Ofício de São Sebastião no início da manhã e, às noites, Santa Missa com Padres vindos de outras Paróquias da Diocese dos Palmares, acompanhados dos noiteiros – grupos formados pelas pastorais e movimentos da Igreja – e patrocinadores locais. No dia 19 de janeiro (Domingo), às 15h haverá o II Bingo Dançante, com a participação dos artistas locais, quermesse e entrega de prêmios, com a comunidade envolvida e empenhada na arrecadação de fundos para as obras físicas da Paróquia.

O ápice da festa será na segunda-feira 20 de janeiro, dia que se comemora a memória de São Sebastião, que será iniciado com a alvorada festiva às 5h, batizados às 8h e Missa Solene às 10h. No encerramento, haverá uma grande procissão que contará com a presença dos fiéis, pastorais, movimentos, autoridades civis e militares e a Banda Musical Ipiranga, fundada em 13 de maio de 1956 e outorgada como Patrimônio Histórico e Cultural do Município do Xexéu através de Lei Municipal. Ainda acompanhando a procissão, o Padre Ironildo José (Pároco local), ministrará a bênção das chaves dos automóveis e motocicletas que seguirão pelas principais ruas da cidade, sob a organização da Associação dos Motoristas de Táxi do Xexéu (AMOXE) e mais duas associações dos mototaxistas, além da equipe da Trilha do Limão, em espírito de gratidão e fé ao Mártir por mais um ano de conquistas. Na chegada do cortejo, o Padre Ironildo celebrará a Santa Missa de encerramento, seguida de um leilão beneficente na frente da Igreja Matriz.

A emoção e devoção ao Santo Mártir Sebastião percebida no semblante dos fiéis é uma das mais belas expressões da fé católica do povo xexeuense. O evento é tradicional e parte integrante do calendário municipal sendo, portanto, declarado feriado.

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO
11 a 20 de janeiro de 2020