Palmares, 23 de abril de 2024

Papa Francisco nomeia novo bispo para Diocese de Caruaru

10 de julho de 2019   .    Visualizações: 1776   .    Notícias da Igreja

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (10) o novo bispo da Diocese de Caruaru (PE). O escolhido é dom José Ruy Gonçalves Lopes OFMCap, que atualmente está à frente da Diocese de Jequié, na Bahia.

Dom José Ruy vai substituir dom Bernardino Marchió, que teve o pedido de renúncia aceito pelo pontífice e se tornará bispo emérito de Caruaru. Dom Dino, como é carinhosamente chamado, renunciou ao cargo em setembro do ano passado, após completar 75 anos, conforme prevê o Código de Direito Canônico.

A Diocese de Caruaru é formada por 19 municípios do agreste pernambucano, que segundo o IBGE reúne uma população estimada em quase 950 mil habitantes. No território diocesano, há 43 paróquias e sete áreas pastorais, e um clero composto por 79 sacerdotes e 15 diáconos permanentes. A Igreja local contabiliza, atualmente, 25 seminaristas, 17 institutos religiosos e 16 novas comunidades católicas.

Em breve, será divulgada a data da celebração de posse de dom José Ruy como bispo de Caruaru.

Novo bispo

Dom José Ruy Gonçalves Lopes OFMCap nasceu em 6 de agosto de 1967, na cidade de Feira de Santana (BA). O religioso ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) em fevereiro de 1985 e proferiu votos em 10 de janeiro de 1988. Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1993.

Logo depois da ordenação, foi pároco em Valéria e capelão do Leprosário de Águas Claras na Arquidiocese de Salvador. Eleito Definidor Provincial esteve no cargo de 1995 a 1998 quando também exerceu a função de Ecônomo Provincial. Nesse mesmo período também teve a responsabilidade da promoção vocacional e foi Mestre dos pós-noviços.

Entre os anos de 2002 a 2007 foi Ministro Provincial e parte desse tempo foi vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (2002 a 2004).

Cursou pós-graduação em Teologia Moral na Faculdade Assunção de São Paulo em 2007 e 2008. Após a conclusão do curso se tornou membro do Conselho de Formação Internacional dos Capuchinhos e membro do Conselho de Administração das Obras Sociais de Irmã Dulce.

Foi professor de Teologia Moral na Faculdade Arquidiocesana e diretor do Colégio Santo Antônio de Feira de Santana (BA).

Foi nomeado bispo de Jequié pelo papa Bento XVI no dia 4 de julho de 2012 e recebeu a ordenação episcopal no dia 7 de setembro do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Ex toto corde”, que quer dizer “De todo coração”.

Bispo emérito

Dom Bernardino Marchió deixará a cátedra da Diocese de Caruaru depois de 16 anos de pastoreio. Ele, que foi escolhido bispo da capital do agreste em 2 de novembro de 2002 e assumiu em 12 de janeiro de 2003, tendo sido antes bispo da Diocese de Pesqueira (PE), onde ficou por 11 anos.

Dom Dino nasceu em Busca, na Itália, em 6 de setembro de 1943. Lá iniciou os estudos na Escola Pública de Busca. No Seminário Diocesano de Saluzzo concluiu o ensino médio e estudou filosofia e teologia.

O religioso foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1968, em sua cidade natal. Foi vigário paroquial de Bagnolo, na Diocese de Saluzzo até 1975, quando concluiu a especialização em catequese pela Universidade Salesiana de Turim e veio para Palmares (PE).

Na cidade pernambucana ocupou o cargo de pároco da catedral, coordenou as pastorais da Juventude e Familiar.

O sacerdote foi nomeado e ordenado bispo em 1991 com o lema episcopal “Spe gaudentes”, ou seja, “Alegres na esperança”. Iniciou sua caminhada com epíscopo na Diocese de Pesqueira.

Durante o governo na Diocese de Caruaru foi também administrador apostólico Diocese de Nazaré (PE), membro da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde também integrou o Conselho Permanente.

Na Província Eclesiástica de Olinda e Recife, foi bispo referencial para Pastoral da Criança, atuou na Pastoral da Comunicação comandando programas em emissoras de rádio e TVs locais, além de assinar colunas semanais em jornais da região.

Atualmente dom Dino participa do Movimento dos Focolares e da Fazenda da Esperança.

Fonte: http://cnbbne2.org.br/papa-francisco-nomeia-novo-bispo-para-diocese-de-caruaru/