Palmares, 25 de abril de 2024

Papa Francisco Nomeia Dom Fernando como Bispo de Palmares

09 de junho de 2021   .    Visualizações: 1471   .    Notícias da Diocese

Neste dia, 9 de junho do ano da graça do Senhor de 2021, dado aos 142 anos da Emancipação Política de Palmares, e da memória litúrgica de São José de Anchieta, fazemos a todos saberem, com grande alegria, que o Santo Padre, o Papa Francisco, nomeia Dom Fernando Barbosa dos Santos, CM; da Prelazia de Tefé, no Estado do Amazonas, como o 4.° bispo da Diocese de Palmares.

Dom Fernando é um religioso da Congregação da Missão, tendo feito os seus votos em 11 de fevereiro de 1995, e ordenado presbítero em 20 de janeiro de 1996. Na Congregação da Missão, assumiu importantes funções, como a de Superior Provincial na Província Lazarista de Fortaleza-CE. Em 14 de maio de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Prelazia de Tefé-AM. Sua Sagração Episcopal ocorreu no dia 28 de agosto, em Fortaleza, tendo tomado posse em 21 de setembro daquele mesmo ano. Escolheu como lema episcopal: “Servus Christi Missioni” (Servo de Cristo Na Missão).

Com 54 anos, nasceu no município de Sertânia-PE, em 5 de março de 1967. Em seu percurso de discernimento vocacional, iniciou os estudos de Filosofia no INSAF – Instituto de Salesiano de Filosofia, em Recife-PE. Em 1991, concluiu os estudos teológicos no Instituto Regional de Pastoral em Belém-PA. Em 2002, participou de uma formação de espiritualidade Vicentina, em Paris, França.

Estivemos com a Sé vacante por quase 11 meses, desde o dia 18 de julho de 2020, em decorrência do falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, nosso 3.º bispo diocesano, vítima da Covid-19. Neste período, pedimos ao Senhor o repouso eterno da alma de Dom Henrique, e rogamos ao Espírito Santo que nos desse um bispo segundo o Coração de Jesus, que hoje se confirma.

Divulgaremos a data e horário de sua posse em momento breve. Desde já estamos ansiosos por sua vinda, Dom Fernando! Que seja bendito em nome do Senhor!

Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Diocese de Palmares, nós confiamos em vós!

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira dos Palmares, rogai por nós!

Fonte: Núcleo Diocesano da Pascom
Foto: CNBB/PASCOM