Palmares, 23 de maio de 2024

PADRE ARLINDO CONVOCA EXÉRCITO DE VOLUNTÁRIOS DO BEM CONTRA A FOME NA MATA SUL

12 de julho de 2019   .    Visualizações: 1040   .    Notícias da Diocese

A Fome não pode esperar. O Padre Arlindo, pároco da cidade de Tamandaré – PE, lançou esta campanha a partir de uma experiência com os seus fiéis no Engenho Santa Cruz, Zona Rural de Tamandaré, durante a semana santa. Segundo o sacerdote, ao realizar uma celebração religiosa no local, ele constatou que as pessoas estavam literalmente sem comer. “Enquanto eu falava em jejum, na hora do sermão, as pessoas me olhavam e diziam que estavam com fome. Foi ai que percebi que precisava fazer alguma coisa. A FOME NÃO PODE ESPERAR”, explica o padre.
Logo, ele iniciou uma campanha para arrecadação de alimentos. Convocou moradores de Tamandaré, veranistas, que participavam da semana santa na cidade, e lançou um vídeo que viralizou nas redes sociais. Em menos de cinco dias, cerca de 9 toneladas de alimentos foram arrecadadas. Para o padre Arlindo, aconteceu um verdadeiro fenômeno. Cerca de 700 cestas básicas foram entregues, porém existem mais 2500 famílias necessitadas na região.
A campanha continua. E é por isso que toda a forma de mobilização será sempre bem-vinda. Medidas imediatas são para saciar a fome das cerca de 2500 famílias necessitadas e dessas, cerca de 700 em estado crítico. Mas, a ideia do padre é atingir a sociedade como um todo, despertando a atenção de empresários e governantes sobre a situação de vulnerabilidade em que se encontra a área Rural de Tamandaré.
Padre Arlindo relata que, para ele, a área dos engenhos é uma Cidade Invisível, visto que Tamandaré é conhecida internacionalmente por suas belas praias, com destaque para a Praia dos Carneiros, classificada como umas das mais belas do mundo por sites e revistas especializadas em turismo como o Trip Advisor. É também frequentada por pessoas com alto poder aquisitivo que nem sabem que a cerca de 30 quilômetros dali existe tanta pobreza e exclusão social.
Um dos fatores sociais causadores desse problema é a crise no cultivo da cana-de-açúcar no estado. Como consequência, as usinas entram em férias coletivas, decretam falência, são sucateadas e deixam de pagar os salários de centenas de trabalhadores da região, acarretando a fome para essas famílias que não encontram nenhuma outra fonte de renda na região. É assim que vem acontecendo nos últimos meses.
A maneira encontrada para que a área pudesse ser vista foi o padre correndo e gritando pedindo socorro. E é assim que ele vem agindo desde aquela celebração durante a semana santa, no mês de abril deste ano. As diversas redes sociais têm sido ferramentas essenciais para que a campanha se viralize e tome grandes proporções. Enquanto se espera que os grandes empresários, órgãos governamentais, entre outros, proporcionem uma forma de que a região se torne autossustentável, através da geração de empregos e de investimentos para o crescimento econômico, a fome não pode esperar.

Uma rede de voluntários está sendo convocada pelo padre Arlindo para se unir a serviço de uma causa maior, a de ajudar o próximo. Os comerciantes da cidade de Tamandaré já estão envolvidos. E a campanha vai se expandindo para outras regiões, tais como Recife, Caruaru, Toritama, Santa Cruz, tomando proporções cada vez maiores. Uma corrente do bem. Já se podem ver profissionais liberais, estudantes, empresários e até órgãos públicos abraçando essa causa. Vale destacar as campanhas de arrecadação de alimentos realizada pelos funcionários da Advocacia Geral da União (AGU), pelos funcionários da Interne Saúde e pelos estudantes do Colégio Vila Aprendiz, em Setúbal – Recife.

Padre Arlindo e seus sonhos
Padre Arlindo ficou conhecido pela construção de uma notável e expressiva igreja na cidade de Tamandaré, com ajuda dos moradores e veranistas, através do trabalho e de suas doações financeiras. A partir do que se parecia impossível para uma região de praia e de economia sazonal, a concretização desde sonho foi apenas o início de um trabalho com muitos desdobramentos.
A partir de então, a cara do centro da cidade foi mudando. A construção da Igreja trouxe com ela o crescimento econômico aos seus arredores. Inúmeras lojas foram construídas, fortalecendo o comércio e, consequentemente atraindo mais turistas à região.
Mas não ficou só por ai. Tradicionais shows populares eram realizados durante o período de veraneio na cidade. E o padre Arlindo teve a ideia de realizar um evento religioso que pudesse levar as famílias para rezarem e também se divertirem juntas. Foi então que surgiu o DIA DA CONSCIÊNCIA CRISTÃ. Sempre realizado no quarto sábado do mês de janeiro, com um público aproximado de 10 mil pessoas, o evento é marcado pela celebração da santa missa e pelos shows com atrações religiosas e populares conhecidas nacionalmente.

Toda a renda do evento é direcionada para a CRECHE PADRE ENZO que presta assistência a cerca de 500 crianças em situação de risco da cidade de Tamandaré. A creche é mais um dos trabalhos em que o padre Arlindo está completamente envolvido, acreditando que cuidar das crianças é uma maneira essencial de cuidar da cidade.
Falando em cuidar da cidade, padre Arlindo encara essa missão com muita responsabilidade. Além dos seus trabalhos como sacerdote e orientador espiritual, ele cuida do seu povo em sua totalidade. Foi assim que teve a ideia de formar a rede de voluntários SEMENTES DE BEM. Um grande projeto que hoje se concretiza em forma de assistência profissional, em diversas especialidades, para atender a população carente, gratuitamente. São médicos, advogados, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros, todos voluntários que doam seu tempo a serviço dos que precisam.
A Segurança de Tamandaré também é uma das preocupações do padre Arlindo. Ele tanto lutou que conseguiu que o Batalhão da 10ª companhia da Polícia Militar de Pernambuco fosse instalado na cidade. Tornou-se orientador espiritual dos policiais e, assim, mais uma vez, está cuidando do seu povo.

Pontos de Arrecadação de Alimentos:
Interne Saúde – Rua Marques Amorim, 420, Boa Vista – Recife
Paróquia de São Pedro – Tamandaré
Caruaru – contato: 81 99122.1418
Palmares – 12º Grupamento de Bombeiros 🚒
BR 101 Sul, Km 187, Santa Rosa, ao lado do Posto de Combustíveis Trevão

Informações: 81 99122.1418

Assessora de Comunicação: Viviane Arruda
Fone: 81 98825.2644

VEJA TAMBÉM