Palmares, 28 de março de 2024

NOVO DIRETÓRIO PARA A CATEQUESE

16 de julho de 2020   .    Visualizações: 2169   .    Noticias

Caros amigos catequistas.

Com alegria, recebemos o Novo Diretório para a Catequese aprovado pelo Papa Francisco e apresentado no dia 25 de junho do corrente ano, em coletiva de imprensa no Vaticano, pelo presidente do Pontifício Concílio para a Promoção da Nova Evangelização, sua Excelência Reverendíssima Rino Fisichella presidente e seu secretário sua Excelência Reverendíssima Octavio Ruiz Arenas e demais membros do referido concílio.

Aqui no Brasil, tivemos uma apresentação feita pela Comissão Nacional para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, no dia 25 de junho às 15h, que tem como presidente sua Excelência Reverendíssima Dom Antônio Peruzzo. Participaram da live o presidente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: Dom Walmor Oliveira de Azevedo e o secretário geral da CNBB: Dom Joel Portella Amado. O momento foi articulado pelo padre Jânison de Sá e Irmã Izabel Patuzzo. A comissão nacional fez uma primeira leitura, apresentação, do referido documento, destacando sua importância e inferência na tão rica tarefa catequética.

Destaco alguns pontos do novo diretório que nos darão um primeiro conhecimento do documento catequético:
“Este Diretório para a Catequese posiciona-se numa dinâmica de continuidade com os dois que o precederam. A 18 de março de 1971, são Paulo VI aprovava o Diretório Catequístico Geral, redigido pela Congregação para o Clero. Aquele Diretório caracterizava-se por dar uma primeira sistematização ao ensinamento que tinha emergido do Vaticano II. (cf. CD 44). Não se pode esquecer que São Paulo VI considerava todo o ensinamento conciliar como o ‘grande catecismo dos tempos modernos’.”1

“No trigésimo aniversário do Concílio, a 11 de outubro de 1992, São João Paulo II publicava o Catecismo da Igreja Católica. A 15 de agosto de 1997, vinha à luz o Diretório Geral para a Catequese. A 23 de março de 2020, o Papa Francisco aprovou o novo Diretório para a Catequese que temos a honra e a responsabilidade de apresentar à Igreja. Ele representa uma etapa ulterior na renovação dinâmica que a catequese está a realizar.”2

“A peculiaridade do novo Diretório é a estreita ligação entre a Evangelização e a Catequese, que destaca a íntima união entre o primeiro anúncio e o amadurecimento da fé, à luz da cultura do encontro. Tal peculiaridade – lê-se no texto – torna-se bem mais necessária diante de dois desafios para a Igreja, na época contemporânea: “a cultura digital e a globalização da cultura”.

Texto do Documento

Em mais de 300 páginas, divididas em 3 partes e 12 capítulos, o texto do novo Diretório recorda que “todo batizado é um discípulo missionário” e que “são urgentes esforços e responsabilidades, necessários para encontrar novos instrumentos de linguagem para comunicar a fé. Os princípios basilares, com os quais podemos agir, são três: “testemunho, misericórdia e diálogo”. Testemunho, porque “a Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração”; misericórdia, “por meio da qual a verdadeira catequese torna crível a proclamação da fé”; diálogo, “livre e gratuito, que não obriga, mas, partindo do amor, contribui para a construção da paz”. Assim, – explica o Diretório – “a catequese ajuda os cristãos a dar pleno sentido à sua existência”.

O novo Diretório é dividido em três partes: a primeira, dedicada à “Catequese na missão evangelizadora da Igreja”, fala da formação dos catequistas; a segunda, intitulada “O processo da Catequese”, frisa a importância da família: parte integrante e ativa da evangelização; e a terceira, dedicada à “catequese nas Igrejas particulares”, ressalta o papel das paróquias, definido como “exemplo de apostolado comunitário”: catequese criativa e ensino da religião”.

Aspectos essenciais da Catequese

Outras partes especiais da Catequese, segundo o novo Diretório, são: “ecumenismo, diálogo inter-religioso com o Judaísmo e o Islamismo”. A catequese deve “despertar o desejo de unidade” entre os cristãos, se quiser ser “um instrumento crível de evangelização”. Quanto ao Judaísmo, convida-se a manter um diálogo para combater o antissemitismo e promover a paz e a justiça.

Diante do fundamentalismo violento, que, às vezes se defronta com o Islamismo, a Igreja exorta a favorecer o conhecimento e encontro com os muçulmanos. Em um contexto de pluralismo religioso, a Catequese deve “aprofundar e fortalecer a identidade dos fiéis”, promovendo o impulso missionário, mediante o testemunho e um diálogo “afável e cordial”.

Cultura digital

O novo Diretório Geral para a Catequese reflete ainda sobre a “cultura digital”, hoje “natural”, que mudou a linguagem e as hierarquias dos valores em escala global. Tal cultura é rica de aspectos positivos, apesar do seu “lado sombrio”, que pode causar solidão, manipulação, violência, cyber-bullying, preconceito, ódio. Aqui, os jovens devem ser acompanhados a buscar sua liberdade interior, para se diferenciar do “rebanho social”.

Além da cultural digital, o Documento aborda também a ciência e a tecnologia, que devem ser orientadas para melhorar as condições de vida da família humana; trata ainda da bioética, partindo do pressuposto de que “nem tudo o que é tecnicamente possível é moralmente admissível”, partindo do princípio da sacralidade e inviolabilidade da vida humana, em contraste com a cultura da morte; aconselha a discernir entre intervenções, manipulações terapêuticas e eugenia; sugere a tratar, numa perspectiva de fé, “a sexualidade, como resposta à chamada original de Deus”.

Enfim, o novo Documento do Vaticano, faz referência a uma “profunda conversão ecológica”, promovida por uma catequese em defesa da Criação, do bem comum, dos direitos dos mais fracos.”3

Amigos da catequese, temos um longo caminho pela frente. Primeiro de nos apropriarmos deste rico e inspirador documento da Igreja, no tocante ao seu conhecimento e aplicabilidade em nossa ação catequética, por parte das diversas comissões. Segundo de apresenta-lo a todos os entes envolvidos na transmissão da fé e terceiro de oportunizar o acesso material do mesmo a todos os catequistas da nossa Diocese. Sinto-me mui feliz por ver que boa parte das indicações do novo Diretório já estão em prática em nosso país, em nossas dioceses.

Unidos em oração, renovemos o nosso compromisso evangelizador/catequético de fazer os devidos encaminhamentos para uma boa apresentação do novo Diretório no nosso território canônico de nossa Diocese. Sagrado Coração de Jesus, nós confiamos em vós.

Com meu carinho e bênção.

Pe. José Ronaldo Alves
Coordenador Diocesano da Catequese.


1. Novo Diretório Geral – apresentação – Rino Fisichella
2. Idem
3. VATICAN NEWS – 27/06/2020 – 08:19H

VEJA TAMBÉM