Palmares, 29 de março de 2024

Mês de agosto é dedicado à oração, reflexão e atividades nas comunidades sobre o tema das vocações

11 de agosto de 2021   .    Visualizações: 307   .    Notícias da Igreja

O mês de agosto, conforme costume da Igreja, é dedicado à oração, reflexão e atividades nas comunidades sobre o tema das vocações. A cada semana do mês lembra-se uma vocação: na primeira a vocação para o ministério ordenado (diáconos, padres e bispos), na segunda semana para a vida em família, na terceira semana coloca-se em destaque a vocação para a vida consagrada, e na quarta semana contempla-se a vocação para os ministérios e serviços na comunidade, em especial o catequista.

“O amor é o pressuposto básico de toda e qualquer vocação. É dele que decorre a entrega de uma vida a serviço de Deus e do próximo. Estamos conscientes de que a nossa grande vocação é o retorno à casa do Pai, para o feliz convívio eterno com Deus, a fonte de todas as vocações. Mas tal retorno exige uma resposta de amor no dia-a-dia de nosso viver, que se realiza mediante uma vocação específica”. afirma dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville (SC).

Nesta segunda semana de agosto, de 8 a 14, que é dedicada a vida em família, a Igreja propõe a reflexão acerca da importância da família no cotidiano das pessoas. Durante a Semana Nacional da Família, por exemplo, iniciativa proposta pela Pastoral Familiar, busca-se refletir, entre outros temas, sobre a mansidão e o amor familiar como vocação e caminho para santidade.

“Somos convidados a fazer a contemplação da Santíssima Trindade, a contemplação do Deus que é amor, que é família, e que criou as famílias humanas naturalmente vocacionadas para as fazer comungar nesse mistério de amor” (Trecho do Hora da Família).

Para também celebrar esta segunda semana do mês vocacional, o “Hora Vocacional“, elaborado pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, traz um roteiro de leitura orante, com o tema relacionado a vocação específica da família. O subsídio está a venda no site da Editora da CNBB.

O subsídio “Hora Vocacional” deseja inspirar-nos na verdade de que “Cristo nos salva e nos envia”, por meio de celebrações e reflexões importantes para a animação do mês vocacional, celebrado em agosto.

Formações

Como forma de proporcionar um encontro de formação, reflexão e interação vocacional que se inspira no tema do mês vocacional 2021, que é “Cristo nos salva e nos envia”, a revista Rogate de Animação Vocacional  em parceria com o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional, o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e outros organismos da Igreja realizam a Hora Vocacional.

O evento acontece de forma on-line no mês de agosto. A experiência da realização de encontros on-line, por meio de uma plataforma de interação gratuita, é considerada positiva.

“Se não é possível o contato pessoal, por outro lado o encontro virtual permite a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil e até mesmo de outros países, de forma segura. De certo modo, estamos buscando odres novos para vinho novo vocacional, em tempos de forte aceleração das tecnologias de presença on-line”.

Confira a programação:

Se inscreva (aqui).