Palmares, 23 de maio de 2024

Marta, Maria e Lázaro ganham dia litúrgico próprio

04 de fevereiro de 2021   .    Visualizações: 365   .    Notícias da Igreja

Reportagem local – publicado em 03/02/21

Santos irmãos de Betânia, amigos de Jesus serão celebrados em 29 de julho.

Marta, Maria e Lázaro ganham dia litúrgico próprio: a memória dos três irmãos de Betânia, amigos de Jesus, passará a ser celebrada conjuntamente no dia 29 de julho, conforme decreto da Congregação para o Culto Divino que o Papa Francisco promulgou nesta semana.

Quem assina o decreto são o prefeito dessa congregação, cardeal Robert Sarah, e seu secretário, dom Arturo Roche. O documento estabelece que esta memória constará em todos os calendários e livros litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas, cabendo às conferências episcopais, com aprovação vaticana, traduzir as variações e acréscimos nos devidos textos litúrgicos.

Sobre os três irmãos santos, o decreto afirma:

“Na casa de Betânia, o Senhor Jesus experimentou o espírito de família e a amizade de Marta, de Maria e de Lázaro. Por isso, o Evangelho de São João afirma que Ele os amava. Marta ofereceu-Lhe generosamente hospitalidade, Maria ouviu atentamente as Suas palavras e Lázaro saiu de imediato do sepulcro a convite d’Aquele que aniquilou a morte”.

Marta, Maria e Lázaro ganham dia litúrgico próprio

O texto também recorda que, durante séculos, perdurou a incerteza quanto à identidade dessa Maria, pois o nome é comum a outras mulheres mencionadas nos Evangelhos. Foi por esta razão que somente Santa Marta havia sido inscrita no Calendário Romano em 29 de julho.

O Papa Francisco decidiu inscrever a memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro no calendário Romano Geral por considerar de grande importância o “testemunho evangélico dos três irmãos, que ofereceram ao Senhor Jesus a hospitalidade da sua casa, prestando-lhe uma atenção dedicada e acreditando que Ele é a ressurreição e a vida”.


Fonte: Aleteia
Foto:  Aleteia – Public Domain.