Palmares, 05 de maio de 2024

EJC na Diocese de Palmares

12 de agosto de 2019   .    Visualizações: 1351   .    Notícias da Diocese

O EJC – Encontro de Jovens com Cristo, é a forma de Evangelização que o saudoso Pe. Alfonso Pastore encontrou partindo antes de um outro encontro o ECC – Encontro de Casais com Cristo. A história do EJC no Brasil já permeia por muitos e muitos anos, chegando no ano de 2021 a seu cinquentenário. E em nossa Diocese, o serviço que só cresce, já ultrapassa seus 15 anos de história, dos quais somos muito gratos. Até o final de 2019, estimamos que a Diocese de Palmares passará das 13 paróquias que já possuem o serviço para 16. Uma grande Graça de Nosso Senhor que em sua generosidade vai dispondo o desejo nos corações dos jovens e padres.

É feito para todos os jovens, para a integração deles na família e na comunidade, levando cada jovem a se assumir como pessoa e como irmão. Trata-se de dar aos jovens motivações, perspectivas e mais para superar os problemas individuais, familiares, sócias e religiosos. O EJC ajuda o jovem a crescer com base na formação da pessoa humana. A tônica do EJC não é para uma conversão imediata, mas para o crescimento espiritual, com influxo numa perspectiva mais conveniente da vida que Cristo deseja para cada um.

As paróquias cujo serviços já se encontram vigentes são: Paróquia de São Pedro – Tamandaré, Paróquia de Sant’ana – Catende, Paróquia de São João Batista – Cupira, Paróquia de São José – Rio Formoso, Paróquia Nossa Senhora da Penha – Gameleira, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Lagoa dos Gatos, Paróquia de Nossa Senhora Aparecida – Jaqueira, Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Belém de Maria, Paróquia de São Francisco de Assis – Barra do Sirinhaém, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Sirinhaém, Paróquia de São Vicente Ferrer – Lage Grande, Paróquia de São José da Agonia – Água Preta, Paróquia São Miguel – Barreiros.

Todos os pós encontros, sempre são condicionados as suas realidades inerentes, mas todas objetivando uma mesma causa. Das diversas ações promovidas pelo EJC, podemos citar: Evangelização porta-a-porta, Natal sem fome, fortalecimento nos grupos de Crismas, grupos de Oração da Renovação, grupos de Jovens Paroquiais, EJC solidário, práticas com ofertas de saúde para as populações afastadas realizadas por Jovens acadêmicos da área de saúde, estética e outros do serviço.

O Encontro de Jovens com Cristo, deve sempre ter sua mensagem de amizade, esperança e fraternidade, que quando somados, leva-nos a uma total abertura e consequentemente, a nossa imersão eclesial, transportando-nos para uma vivência ativa na Evangelização da Paróquia, primeiro terreno fértil para a nossa descoberta. É dessa forma que o EJC cumpre seu ofício, sempre que houver esse relacionamento de engajamento nos grupos, movimentos e pastorais, oriundos desse desejo de doação pós encontro.

Portanto, trata-se de uma acolhida orientada segundo o próprio Cristo, que em seu desejo patente pede para testemunharmos a Christus Vivit (Cristo vive) pautados no Evangelho. É essa por final, a inquietação que o EJC provoca em nós, a fim de sair de nosso estado habitual, e fazer valer a pena nosso encontro de três dias, ditos como o melhor do mundo.

Coordenação Diocesana do EJC (Encontro de Jovens com Cristo)