O hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 27 de janeiro. A letra é de autoria do padre João Paulo Vaz, da diocese de Coimbra, e a música de Pedro Ferreira.
Concorreram no concurso para a escolha da canção mais de cem grupos de todas as regiões de Portugal. A eleição foi feita por um júri formado por profissionais da música e das artes, que fez a primeira seleção, com a escolha final do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida no Vaticano.
O videoclipe apresenta a beleza da capital portuguesa expressa na arquitetura da cidade e a alegria do encontro entre os jovens. Uma das marcas da culinária portuguesa, os pastéis de Belém também têm destaque no clipe.
Padre João Paulo Vaz, da diocese de Coimbra, recebeu a notícia que a música de sua autoria foi escolhida no mês em que completou 25 anos de sacerdócio. Ele partilhou que foi tomado por uma alegria imensa ao receber o telefonema com a notícia. “As Jornadas Mundiais da Juventude são, para mim, um marco na minha vida”, revelou.
O músico Pedro Ferreira, que tem relação com a música desde os 13 anos, afirmou que receber a notícia da escolha “foi um transbordar, foi ver que algo que tinha surgido numa pequena sala, num pequeno espaço depois ia ganhar asas, ia voar”.
«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, em 2023. A frase bíblica dá início ao relato da Visitação de Maria a sua prima Isabel, um episódio bíblico que se segue à Anunciação, tema da última JMJ, na Cidade do Panamá.
Na construção da letra, padre João Paulo quis fazer uma ponte com a JMJ do Panamá, que também teve um tema mariano, e utilizou também os temas propostos para cada ano. A música ainda sofreu ajustes, mas mantendo a letra. Posteriormente foi indicada a inclusão de mais uma estrofe com uma referência a Isabel. Maria saiu apressada para ir ao encontro de sua parenta “e nós saímos apressados para ir ao encontro de tantos com tantos nomes também”, destacou.
Todos vão ouvir a nossa voz
Levantemos os braços, há pressa no ar
Jesus vive, não nos deixa sós
Não mais deixaremos de amar
O tema foi gravado, em duas versões: em português e na versão internacional em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e italiano).
Ao cantar este hino, os jovens de todo o mundo são convidados a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação do mundo. A letra evoca também a festa da JMJ e a alegria centrada na relação com Deus.
Pauta | Versão em português
Baixar
Pauta | Versão Internacional
Baixar
Confira como a apresentação:
Fonte: CNBB
Foto: Vatican News