Palmares, 29 de março de 2024

Divulgada pela Santa Sé a oração oficial do 10.º Encontro Mundial das Famílias de 2022

24 de abril de 2021   .    Visualizações: 497   .    Notícias da Igreja

O amor na família: vocação e caminho da santidade, publicada a Oração Oficial do X Encontro Mundial das Famílias

Vatican News

A Diocese de Roma e o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida apresentam a oração oficial do X Encontro Mundial das Famílias que será realizado em Roma de 22 a 26 de junho de 2022. A hashtag oficial já está pronta: #WMOF2022.

O cardeal Farrell, prefeito do Dicastério, comentou a notícia, afirmando que “orar é um modo de mergulhar no ano Amoris Laetitia e na preparação do evento de Roma”. “Tantas famílias e tantas comunidades”, prosseguiu, “há muito esperavam poder-se encaminhar, ainda que espiritualmente, a Roma. A oração poderá acompanhá-las e ajudá-las a acolher a mensagem do encontro”.

“A oração estará ao centro do caminho de preparação, guiando os trabalhos e inspirando reflexões para discernir, à luz da fé, entre os novos desafios que a pandemia tem trazido às comunidades eclesiais com relação às famílias”, acrescenta o cardeal-vigário Angelo De Donatis. Por esta razão, “convido todos a preparar-se a este evento de graça que a Igreja de Roma tem a alegria de sediar, dirigindo ao Senhor esta oração, cada qual no íntimo da sua própria família, juntamente com a sua comunidade paroquial e diocesana”.

O amor na família: vocação e caminho de santidade

Pai Santo,
estamos aqui diante de Ti
para louvar-Te e agradecer-Te
pelo grande dom da família.
Nós Te pedimos pelas famílias
consagradas no sacramento do matrimônio,
para que possam redescobrir
todos os dias a graça recebida
e, como pequenas Igrejas domésticas,
saibam testemunhar a Tua Presença
e o amor com o qual Cristo ama a Igreja.
Nós Te pedimos pelas famílias
que passam por dificuldades e sofrimentos,
doença ou por problemas que só Tu conheces:
que Tu as sustentes e as tornes conscientes
do caminho de santificação ao qual as chamas,
para que possam experimentar a Tua infinita misericórdia
e encontrar novos caminhos para crescer no amor.
Nós Te pedimos pelas crianças e jovens,
para que possam encontrar-Te
e responder com alegria à vocação que planejaste para eles;
por seus pais e avós,
para que sejam conscientes
de serem sinal da paternidade e maternidade de Deus
no cuidado dos filhos que, na carne e no espírito,
Tu confias a eles;
pela experiência de fraternidade
que a família pode dar ao mundo.
Senhor, concede que cada família
possa viver a própria vocação à santidade na Igreja
como um chamado para ser protagonista da evangelização,
a serviço da vida e da paz,
em comunhão com os sacerdotes e em cada estado de vida.
Abençoa o Encontro Mundial das Famílias.

Amém.

Oração oficial para o X Encontro Mundial das Famílias – 22-26 de junho de 2022

A oração, escrita para o X Encontro Mundial das Famílias, provém de uma profunda gratidão para com o Pai Celeste pelo grande dom da família, lugar privilegiado das relações de amor. A sua principal inspiração foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Encontro: “Amor em família: vocação e caminho da santidade”. A oração é concebida como uma ferramenta pastoral: ela pode ser recitada já nas paróquias, nas comunidades, em casa, para preparar-se para o evento internacional do próximo ano.

“É do amor vivido em família que nasce a vocação de cada filho; é o amor provado entre as paredes de casa que abre os primeiros passos do caminho de santidade – acrescentou o cardenal Farrell –. A experiência da oração introduz-nos ao sentido profundo e salvífico das relações na vida quotidiana. Os binômios família e vocação, bem como família e santidade, mostram que as relações familiares têm uma importância fundamental para gerar o amor. Numa época caracterizada por provações e dificuldades, onde a família vive e enfrenta desafios e desgastes, falar de santidade familiar pode parecer algo anacrônico ou inapropriado. Daí percebe-se a importância que exerce a arma da oração para viver em plenitude o Sacramento nupcial. A relação com Deus, de fato, permite aos cônjuges cristãos reavivar todos os dias a Graça recebida que os sustenta nos trabalhos e nas lutas quotidianas. A nossa vida pode sempre ser um caminho de santidade pessoal, conjugal ou familiar, ou seja, um caminho para crescer no amor do outro. Cada componente da família, seja ele criança, jovem, pai ou avô, é chamado a descobrir em si um chamado à santidade. Nesse sentido, a família pode tornar-se expressão do “rosto mais belo da Igreja” (GE 9). Revela-se, assim, a fecundidade de uma leitura cruzada de Amoris laetitia e de Gaudete et Exsultate, que o Papa Francisco nos propõe no tema do encontro para compreender plenamente a vocação da família”.

“Os esposos cristãos – concluiu o cardeal De Donatis – seguindo os passos de ilustres santos e beatos, e sustentados pela sua intercessão, são convidados a percorrer juntos o seu próprio caminho de santidade. Seguindo o modelo dos pais de Santa Teresinha de Lisieux, ou do casal Beltrame Quattrocchi, são chamados a viver com fé as dolorosas provações da vida e a ver-se imprimir, na tela do seu amor, a presença fiel de Cristo. A partir do impulso de esperança gerado pelo amor fiel de Deus, nasce o desejo de anunciar o Seu amor e transformar a família no “caminho da Igreja” (AL 69), lugar onde se alimentam novas vocações”.

Assessoria de Imprensa – Diocese de Roma:

Fonte e Foto: Vatican News