O objetivo do material é colaborar para que a mensagem do Papa Francisco esteja mais próxima dos agentes. “Não é nosso objetivo querer dizer mais do que o Papa já disse na sua mensagem. Ali está o essencial, aquilo que deve orientar a celebração do Dia Mundial. A chave de leitura é para ajudar no aprofundamento da leitura da rica mensagem”, afirma Dom Darci José.
Além da reprodução da mensagem e da chave de leitura, o subsídio deste ano contém um encontro celebrativo, que poderá ser realizado pelos agentes em suas comunidades e paróquias. “Quisermos proporcionar uma modalidade para que os coordenadores vivam o eixo da espiritualidade. Além das missas que tradicionalmente marcam o Dia Mundial das Comunicações Sociais, consideramos importante que haja um encontro celebrativo, no estilo de círculo bíblico, que favoreça tanto a oração quanto a formação”, explica o coordenador Marcus Tullius.
O cartaz apresenta a necessidade de percebermos que, por trás das comunidades de redes sociais, estão as pessoas e somente uma pessoa é capaz de resgatar outra pessoa, porque “somos membros uns dos outros”, conforme o texto escolhido pelo Papa Francisco para nortear a mensagem. A imagem também acentua o cenário urbano, característica dos nossos tempos, em sintonia com as reflexões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e as diretrizes aprovadas durante a 57ª Assembleia Geral.
O cartaz e o subsídio foram desenvolvidos pelo publicitário e coordenador da Pascom do Regional Leste 1 (Estado do Rio de Janeiro, Adielson Agrelos. Acesso material pelo link bit.ly/DMCS2019