Palmares, 29 de abril de 2024

COMISSÃO DIOCESANA PARA A ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA

07 de setembro de 2019   .    Visualizações: 481   .    Notícias da Diocese

Com o intuito de promover o Catecumenato e a Catequese de inspiração catecumenal, a Comissão Diocesana para a Animação Bíblico- Catequética da Diocese de Palmares, promoveu nos dias 23 a 25 de agosto do corrente ano, o SEMINÁRIO DIOCESANA DE CATEQUESE. O evento teve lugar no Centro de Treinamento São João XXIII, com a participação de catequistas provenientes das várias paróquias. O referido seminário abordou o tema: Catequistas, testemunhas e anunciadores do Mistério e o lema: Ide, anunciai! Uma Igreja em missão. O encontro foi assessorado pelo nosso Bispo Diocesano Dom Henrique Soares da Costa, Pe. José Ronaldo Alves, Coordenador Diocesano da catequese e da catequese à vida eucarística, seminarista Fabrício, Irmã Vera e contou também, com a presença dos padres: Pe. Tadeu, Coordenador da Pastoral Diocesana; Pe. Sandro Coordenador Diocesano do Sacramento da Crisma.

O seminário de catequese trabalho a II parte do Catecismo da Igreja Católica que trata da celebração do mistério cristão. A equipe de assessores apresentou os seguintes temas: A Catequese no contexto atual – desafios; Jesus Cristo nos seus mistérios- o catequista, testemunha do Mistério; Iniciação Cristã e Catequese Querigmática; O Catecumenato, um desafio para a Evangelização; 20 pontos fundamentais para a compreensão do tema central do seminário – 2019; Oficina – LECTIO DIVINA.

A celebração do Mistério Eucarístico teve lugar central no seminário, sobretudo no domingo quando agradecemos a Deus o dom da vocação do catequista. Portanto, o seminário diocesano se traduziu em um momento privilegiado de formação e fortalecimento em nossa caminhada catequética na promoção da Iniciação à Vida Cristã.

Que Deus abençoe, fortaleça e recompense a todos os catequistas, catequizandos, familiares e membros da comissão pelo empenho na realização deste evento e que Nossa Senhora, grande Catequista, aquela de Nazaré, caminhe ao  lado de todos nós nessa missão tão sublime.

Fraterno abraço.

Pe. José Ronaldo Alves