Palmares, 28 de abril de 2024

Assembleia Diocesana de Pastoral 2019

15 de setembro de 2019   .    Visualizações: 783   .    Notícias da Diocese

Nos dias 13 e 14 de setembro do ano da Graça de 2019, no Centro de Treinamento João XXIII, teve a realização da Assembleia Diocesana de Pastoral, com a presença do nosso Bispo Diocesano Dom Henrique Soares da Costa, o clero, seminaristas, Novas Comunidades e agentes de pastoral de todas as paróquias de nossa Diocese de Palmares.
A Assembleia Diocesana de Pastoral 2019 teve como objetivo avaliar os trabalhos e encaminhamentos da última Assembleia realizada em 2018. O tema dessas duas Assembleias, 2018 e 2019 foi a “Família, comunidade de Amor em Cristo”.
O senhor bispo juntamente com o coordenador Diocesano de pastoral, Pe Tadeu conduziram os trabalhos.
Os trabalhos começaram no dia 13 com o almoço e logo em seguida, Dom Henrique, mostrou a importância das Assembleias Pastorais que realizamos, pois buscam o crescimento pastoral e espiritual de toda a Diocese e os temas escolhidos são de suma importância para toda a Igreja Diocesana. Depois da fala do senhor bispo, Pe Tadeu apresentou as respostas do Instrumento de Trabalho que foi enviado a cada paróquia. Nas respostas vimos os trabalhos já encaminhados e as dificuldades das paróquias na realização das Metas propostas no ano de 2018.
A noite, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, dia da Memória de São João Crisóstomo, o senhor Bispo presidiu a Santa Missa com o clero diocesano, paroquianos da Catedral e todos os participantes da Assembleia. Na homilia, o senhor bispo mostrou a importância da unidade da Igreja e através do exemplo da vida de São João, a importância da Eucaristia, Cume e Fonte de toda a vida da Igreja.
No dia 14 de setembro, dia da Exaltação da Santa Cruz, a Assembleia começou com a Oração de Laudes. Depois, tivemos a presença do casal Washington e Mirian, da Arquidiocese de Natal, que falando aos participantes procurou mostra que a vida pastoral da Igreja é dinâmica, sempre ativa e que precisamos está aberto aos encaminhamentos da Diocese para um crescimento de toda Igreja Diocesana.
Por fim, cada Forania apresentou algumas dificuldades para a concretização do trabalho junto as famílias, em especial casais de segunda união, realidade tão presente em nossa Igreja. Diante de tudo que vimos do ano passado até agora, constatamos que nossas paróquias estão dando passos significativos na ação evangelizadora das famílias.
Por tudo isso, louvemos ao Senhor!