Palmares, 17 de abril de 2024

Arquidiocese de Olinda e Recife retoma preparativos para a 18ª edição do Congresso Eucarístico Nacional

21 de outubro de 2020   .    Visualizações: 357   .    Notícias da Igreja

Depois do anúncio feito em março por dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE), a respeito do adiamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (XVIII CEN) para 2021, por conta da pandemia do coronavírus, a arquidiocese de Olinda e Recife divulgou a informação de que agora já retoma os preparativos para a 18ª edição do evento.

Em reunião realizada na quinta-feira, dia 15 de outubro, os presidentes das comissões e o arcebispo, dom Fernando Saburido, discutiram novos prazos e as providências que deverão ser tomadas para o encontro em 2021.

O CEN estava marcado para ocorrer entre os dias 12 e 15 de novembro deste ano, mas foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus e os encontros das equipes organizadoras suspensos. O congresso será realizado nos mesmos dias no ano que vem com o tema “Pão em todas as mesas”.

“Não partiremos do zero e isso conta a nosso favor. As dificuldades causadas pela pandemia serão superadas e teremos a graça de realizar um congresso inesquecível em nossa arquidiocese”, afirmou dom Fernando.

Vigário-geral da arquidiocese pernambucana, padre Luciano Brito disse que o recomeço será de prosseguir em contato com fornecedores e atrair novos patrocinadores. Segundo o sacerdote, outra prioridade será organizar os espaços onde ocorrerão os encontros do congresso e a reforma da Casa do Pão.

A Casa do Pão será o legado deixado pelo CEN. O espaço será um local de acolhimento de pessoas que vivem em situação de rua, onde receberão refeições e outros cuidados.

O evento

O XVIII Congresso  Eucarístico Nacional já iniciou algumas atividades desde 2019, como o Ano Eucarístico na arquidiocese de Olinda e Recife, sede do evento, e trabalha o tema “Pão em Todas as Mesas” e o lema “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. O propósito, de acordo com dom Fernando Saburido, é “promover a comunhão das Igrejas em torno da Eucaristia, no desejo de que esse evento, que reúne o Brasil em terras do Nordeste, nos leve a entender que o ‘Pão da Vida’ move a Igreja a sair de si, das zonas de conforto, para alcançar as periferias existenciais bem lembradas pelo Papa Francisco”.

Além de Recife, os municípios de Olinda e São Lourenço da Mata, região metropolitana da capital pernambucana, também sediarão alguns eventos do Congresso. A realização do XVIII CEN acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB.

Os Congressos Eucarísticos Nacionais acontecem em todo o mundo, e aqui no Brasil é realizado normalmente a cada quatro anos. O encontro visa reunir os fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico.

Conheça o site do CEN e saiba mais sobre as atividades programadas: https://cen2020.com.br/

Com informações e foto da Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife