Palmares, 19 de abril de 2024

Arquidiocese articula preparativos para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional (#cen2020)

17 de maio de 2019   .    Visualizações: 403   .    Notícias da Igreja

Na manhã desta terça-feira, 14/05, a Arquidiocese de Olinda e Recife realizou no escritório central do Congresso Eucarístico Nacional de 2020 (CEN) mais uma reunião de planejamento e articulação. Conduzida pelo secretário geral do XVI Congresso Eucarístico Nacional, monsenhor José Albérico Bezerra, a reunião contou com a participação de membros das treze comissões organizadoras e com a presença do arcebispo metropolitano dom Fernando Saburido e do bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio.

Dom Fernando Saburido reportou aos presentes como foi a repercussão da apresentação dos preparativos do CEN durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), na semana passada. De acordo com o arcebispo, o episcopado brasileiro mostrou-se receptivo a participar do evento que enaltece a Eucaristia e adota o tema Pão em todas as mesas. “Em Aparecida distribuímos todos os kits com material de divulgação do XVIII Congresso Eucarístico Nacional e a boa parte dos bispos já entregou a ficha de inscrição”, declarou. O arcebispo sugeriu que se, possível, o XVIII CEN deixe como legado um espaço na cidade destinado para os moradores em situação de rua. O local e o tipo de serviço ficaram a ser definidos. As comissões louvaram a iniciativa.

A secretaria do Congresso deliberou que o lançamento do Ano Eucarístico Nacional vai ser em 03/09/19 (às 19h), no Parque Treze de Maio, bairro da Boa Vista, região central do Recife. Para consolidar os processos de articulação do evento, o integrante da Comissão de Segurança do Congresso Eucarístico, Pedro Eurico, que é Secretário Estadual de Justiça Direitos Humanos, sugeriu agendar uma reunião específica com atores do governo e do poder público, como Corpo de Bombeiros, Polícia Miliar, autarquia de trânsito do Recife e Prefeitura do Recife. A próxima reunião do XVIII CEN está marcada para 04/06/19 (9h), na Cúria Metropolitana.

O XVIII Congresso Eucarístico Nacional será sediado pela Arquidiocese de Olinda e Recife e acontecerá no período de 12 a 15/11/2020, adotando como tema Pão em todas as mesas e traz com lema  Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles. A programação do CEN 2020 oferecerá uma feira de artigos religiosos, um simpósio com conferências e oficinas, celebrações Eucarísticas, Adoração ao Santíssimo Sacramento e apresentações culturais e religiosas.

(Pascom Arquidiocese)