Palmares, 26 de abril de 2024

O aborto não é uma conquista da civilização

17 de agosto de 2020   .    Visualizações: 1187   .    Noticias

56 milhões. São os abortos que são realizados todos os anos no mundo, com um aumento progressivo ao longo do tempo (foram 50,2 milhões em média entre 1990 e 1994). Apesar desse número terrível, documentado no recente relatório do Instituto Guttmacher, notamos as ações persistentes de instituições supranacionais, ONGs, mídia e partidos políticos para ampliar os vínculos de leis que ainda limitam o uso da interrupção da gravidez em muitos países, sujeitando-a a condições mais ou menos rigorosas.

As palavras do Papa Francisco ecoam: “O problema do aborto não é religioso. Não. É um problema humano, e deve ser estudado pela antropologia, a partir da “ética de tirar a vida para resolver um problema”. A marcha para consagrar o aborto é um “direito”, e como tal não pode estar sujeita a critérios e aprovações restritivas, passa por leis que retiram os limites existentes, como aconteceu na Irlanda com o recente referendo. Essa estratégia nem sempre avança com sucesso: a recente votação contra do Senado argentino para uma lei que estenderia casos em que os abortos poderiam ser permitidos mostrou que o confronto ainda será muito longo e sofrido. Mas a pressão continua.

João Paulo II na Evangelium Vitae o define: “A matança deliberada e direta, por mais que seja realizada, de um ser humano no estágio inicial de sua existência, entre concepção e nascimento… uma enorme ameaça às vidas, não só dos indivíduos, mas de toda a civilização.” De qualquer forma, é uma intervenção que põe fim à gravidez suprimindo o feto.

Tantas condenações. Desde o primeiro século, a Igreja tem se manifestado contra o aborto. O aborto direto permanece seriamente contrário à lei moral: “Não mate a criança com o aborto, e não a suprima após o nascimento” (Didaqué, 2, 2). “Deus, mestre da vida, confiou aos homens a missão muito alta de proteger a vida, uma missão que deve ser cumprida de uma forma digna do homem. Portanto, a vida, uma vez concebida, deve ser protegida com o maior cuidado; e o aborto, bem como o infanticídio são crimes abomináveis.” (Concílio Vaticano II, Gaudium et spes, 51).

Nestes dias, mais um caso penal vem provocando grande debate nas redes sociais. Trata-se da situação envolvendo uma menina de dez anos que teria sido estuprada pelo próprio tio, engravidando dele. Essa possibilidade foi recebida como uma “conquista da civilização”. Gostaria de me opor fortemente a este ponto de vista, com base em uma série de elementos que eu acredito serem fundamentais.

Em primeiro lugar, o aborto como tal não é uma conquista da civilização. Falando em um nível puramente secular, sem qualquer implicação religiosa, é sempre sobre a subtração da vida de um ser humano. Embora pequeno, um embrião ou feto é um ser humano com uma herança genética inquestionavelmente pertencente à raça humana, e igualmente indiscutivelmente diferente do de seus pais. Do ponto de vista puramente científico, é uma ação que não é menos grave do que a de um assassinato, na verdade com o agravamento da incapacidade da vítima de se defender.

Há também, em países europeus, a “pílula” do aborto que parece sugerir um procedimento sem sangue e simples, que pode encorajar as mulheres, sem saber, a fazer o aborto. É, no entanto, uma ilusão: mesmo do ponto de vista da mulher sozinha, e sem considerar a perda da vida da criança, o aborto comprimido não é de todo indolor e sem riscos; muitas mulheres no mundo já perderam suas vidas na solidão, em meio a dores enormes e sem assistência médica como resultado de um aborto por drogas em casa.

Por fim, gostaria de reiterar que o que disse é corroborado pela minha fé cristã, mas estas são afirmações que devem ser compartilhadas por qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de biologia e mente livre de ideologias. A objeção ao aborto não pode ser considerada como um ponto de vista religioso e, portanto, não tributável para aqueles que não compartilham religião, como pode ser usar o lenço de cabeça em um país islâmico; é uma questão de ética que deve ser considerada por todos os homens e mulheres de boa vontade. Caso contrário, tudo se torna relativo: se minha consciência me diz que você pode fazer um ataque e a sua não pode, bem, eu posso fazer todos os ataques que eu quiser; Se minha consciência se rebelar contra roubo e a sua não, você não pode me forçar a não roubar. Por outro lado, em um Estado laico (e repito o “secular”) há, no entanto, valores absolutos que todos devem cooperar na proteção: e o direito à vida é o primeiro e o mais inalienável, pois não é conferido pelo Estado, mas apenas por ele protegido.

As portas da Igreja permanecem abertas para mulheres que sofrem feridas emocionais, espirituais e físicas e precisam de reconciliação e cura por causa do aborto. Muitas mulheres após fazerem aborto chegam com a consciência amarga: “Se eu não estivesse sozinha, se eu soubesse a quem recorrer, eu teria escolhido a vida. Porque a vida é a vida, sempre.”

Pe João Paulo Gomes Galindo
Pároco da Paróquia de Santa Quitéria – Palmares/PE