Palmares, 27 de julho de 2024

Retiro Quaresmal 2020/3 “Felizes aqueles que se abrigam no Senhor!” (Sl 2,12)

28 de fevereiro de 2020   .    Visualizações: 497   .    Palavra do Bispo

Sexta-feira depois da cinzas

Meditação II: A fidelidade mesmo nos exílios

Reze o Salmo 119/118,9-16

Como lectio divina, leia outra vez, com piedade e atenção, Tb 1.

1 – Observe bem: Tobit encontra-se deportado na Assíria; está longe da pátria, da Terra Santa, da Casa do Senhor… Ele teria tudo para resignar-se e esquecer do seu Deus, teria tudo para levar uma vida religiosa frouxa, no meio dos gentios infiéis; esquecer seus compromissos com o Altíssimo, esquecer sua identidade de membro do Povo da Aliança, esquecer que este Povo, onde estiver é o Povo consagrado ao Senhor… Leia Dt 7,6-11. Mas, não procede deste modo, não deixa de lado o seu Deus e a santa Aliança: permanece fiel, não esquece o Senhor, mesmo nas desventuras da deportação do exílio numa terra estrangeira…

Pense um pouco: quantas vezes encontramo-nos em situação de exílio exterior ou interior: um lugar distante do nosso, uma situação estranha e dolorosa, pessoas e meios que nos são distantes e frios… Também situações como férias, viagens distantes a trabalho… São ocasiões que, de um modo ou de outro, podem nos fazer afrouxar nossa relação com o Senhor e com a prática dos Seus preceitos, podem nos tentar a viver longe da Face do Senhor… Mesmo no exílio exterior e interior, Tobit permaneceu fiel, afervorando o seu coração, sem esquecer-se do Eterno! Mesmo no exílio, Tobit dá aos demais um belo testemunho de fé e fidelidade, de inteireza de coração, de coerência de vida! Nossos atos e atitudes não devem ser moldados por fatores externos ou situações superficiais, mas pelas profundas convicções, vivências e valores interiores. Só assim o homem é realmente coerente, livre e maduro!

E você, exilado num mundo descrente e hostil à fé tantas vezes… Como se comporta, no exílio da social, do ambiente de trabalho e nas demais situações de exílio? Recorde: você é batizado, é membro do Povo Santo de Deus, Povo nascido da nova e eterna Aliança no sangue do Senhor. Leia e medite atentamente 1Pd 2,9-12.

2 – Eis algumas das atitudes concretas de Tobit, expressão de piedade para um judeu daquele tempo:

=> sua fé não era simples sentimentos ou proclamação com palavras: ele se desvelava em obras de misericórdia. Sua fé o impelia às obras segundo os preceitos do Senhor em relação ao próximo;

=> ele dava esmolas com generosidade por amor de Deus: dava pão aos famintos, vestia os nus e enterrava os mortos;

=> mesmo depois do cisma que separou as tribos do norte da tribo de Judá, mesmo depois que criaram um culto concorrente ao de Jerusalém e figuraram o Senhor como um bezerro de ouro (cf. 1Rs 12,26-33), Tobit, sem abdicar da sua consciência e da sua reta fé, continuou a ir sozinho a Jerusalém para oferecer seus sacrifícios no Templo santo de Deus, como a Lei de Moisés ordenava;

=> sem ser legalista, Tobit era um fiel cumpridor dos preceitos da fé judaica.

3 – Releia o capítulo 1, anotando todas as ações e atitudes retas e contra a corrente dominante que Tobit realizou por fidelidade ao seu Deus! Pense nas modas atuais, recorde o politicamente correto dentro e fora da Igreja, lembre as tentativas de mundanizar a Igreja, tão presentes no coração de muitos… Qual a sua atitude ante estas realidades? O que diz Jesus nosso Senhor? Leia Lc 12,8-9.

4 –“Eu me lembrava do meu Deus com toda a minha alma” (v. 12) – que afirmação comovente! Quantas vezes as Escrituras Santas nos exortam a que não esqueçamos o Senhor! Esquecer é como fazer Deus não mais existir concretamente no nosso coração e na nossa vida! Recordar o Senhor constantemente, rememorar os Seus feitos, as Suas maravilhas, a Ele dirigir-se na oração, na invocação, no louvor, é deixá-Lo ser cada vez mais uma santa e atuante Presença na nossa existência. Leia Dt 4,9; 6,12s; 8,11-14; 2Tm 2,8.

5 – Nos vv. 15-20, Tobit é perseguido, tem sua vida ameaçada e perde seus bens por cumprir os preceitos do Senhor. Muitas vezes, a fidelidade ao Senhor poderá nos colocar em crise, em situação difícil ou tensa em relação aos demais, em relação ao pensamento dominante à nossa volta… Jesus Cristo disse: “A Minha escolha vos separou do mundo!”Leia Jo 15,18-20! Tobit não desiste; continua lembrando-se do seu Deus com toda a sua alma… Belo exemplo de verdadeira fé e piedade… Esta bela atitude do velho Tobit bem pode ser expressa nas palavras de Lm 3,19-26. Leia-as, reze-as…

6 – Agora, tome o Salmo 71/70. Reze-o pensando em Tobit e em todos os que sofreram e sofrem por amor ao Senhor Deus. Leia ainda Mt 5,9-16.

Dom Henrique Soares da Costa
Bispo de Palmares


Fonte: Visão Cristã