Palmares, 23 de janeiro de 2021

Meus augúrios natalinos…

24 de dezembro de 2020   .    Visualizações: 273   .    Palavra do Bispo

Cristãos,

Estamos na vigília do santo Natal de nosso Senhor Jesus Cristo segundo a carne.

Não importa nem um pouquinho a data histórica desse Nascimento bendito. Importa que, na celebração dos Mistérios litúrgicos, cheios do Espírito do Encarnado, Imolado e Ressuscitado por nós, a Sua Vinda faz-se presente, a Sua salvação torna-se-nos contemporânea, atuante, efetiva na nossa vida e na vida do universo inteiro. Natal é agora, Natal é hoje, Natal é aqui, Natal é no Altar da Eucaristia, quando vem, em Nome do Senhor, realmente, divinamente humano e humanamente divino, o Salvador do universo!

Para todos quantos celebraremos os Santos Mistérios será Natal, é Natal! Ouviremos logo mais à noite: “Hoje, na Cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador!” Para nós! Para mim, para você, para a humanidade, para o universo!

No Espírito Santo de Deus que o Menino feito homem, feito Cristo-Senhor à Direita do Pai, derramará, o universo inteiro, e eu e você, receberemos a Vida divina, a Plenitude do ser, a Salvação!

É Natal! É visita do Infinito! É vinda de Deus, pessoalmente, feito homem, feito gente, feito mundo, feito criação! O Criador torna-Se criatura! “Ó Deus beato, quanto Te custou nos ter amado!”

Cristãos, que nada nem ninguém nos distraia, nos desvie do sentido desta Solenidade, da razão da nossa fé: é somente Jesus Cristo, Deus nascido da Virgem!

Cuidado com o natal politicamente correto, cuidado para o natal fútil, raso, cuidado com o natal que fala mais do homem que de Deus, cuidado com o natal que fala mais em solidariedade ou filantropia ou mesmo dos pobres do que de Cristo! O centro é unicamente Cristo, o fundamento é unicamente Cristo, o motivo da alegria é somente Cristo, a causa da esperança é tão-somente Cristo! “Quanto ao Fundamento, ninguém pode pôr outro diverso do que foi posto: Jesus Cristo” (1Cor 3,11).

Ele é tudo! E tudo mais somente ganha sentido, importância, valor por causa Dele e Nele! Neste dia santíssimo, seja Ele aquele a quem amamos simplesmente por Ele mesmo, por ser Ele quem é! E todo o restante ganhará, Nele, seu sentido e sua importância por acréscimo, naturalmente!

Cristãos! Católicos no Senhor!

Ânimo! Coragem! Olhos e corações fixos no Senhor!

Nada de desânimo: “Ele não Se cansa nem Se fatiga, Ele dá força ao cansado, prodigaliza vigor ao enfraquecido. Os que põem a sua esperança no Senhor renovam as suas forças, abrem asas como as águias, correm e não se esgotam, caminham e não se cansam!” (Is 40,28.29.31).

Feliz Natal, de todo o meu coração!

Que pelas preces do justo José, o Carpinteiro, e de sua santa Esposa,

o Deus nascido da Virgem derrame sobre nós todos a doçura da Sua luz, a abundância da Sua paz e o firme penhor da Sua Vida eterna que já nos faz pregustar na terra a plenitude do Reino dos Céus, que teremos um dia, na Glória imperecível!

Mais uma vez: feliz e abençoado Natal!

+ Henrique, de Palmares


Fonte: Visão Cristã