Palmares, 18 de junho de 2024

Fermentos…

19 de fevereiro de 2020   .    Visualizações: 498   .    Palavra do Bispo

“Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”… (Mc 8,15)

Fermento é força vital, é dinamismo… Fermento são os valores e opções fundamentais que orientam a existência…

O fermento do cristão é o Cristo crucificado e ressuscitado, o Cristo que entrega a vida na total obediência amorosa ao Pai e na total entrega aos irmãos. O fermento do cristão é aquele de deixar-se tomar por Deus, como o Filho, de modo que o Seu Reino bendito apareça em toda a sua vida…

E o fermento dos fariseus? É o apego aos meios, esquecendo a finalidade, tornando a relação com o Senhor numa realidade fria, contábil, burocrática, fria, legalista. Isto os fazia cegos e pode nos fazer cegos, presos de modo míope aos nossos próprios esquemas, fechando-nos para ver, para crer, para compreender na perspectiva do Cristo de Deus. O fermento dos fariseus faz de Deus um tirano, da religião um peso, da disciplina amorosa um formalismo escravizante, da santidade uma autossuficiência soberba… O fermento dos fariseus esconde, inutiliza o anúncio do Reino dos Céus.

E o fermento de Herodes? Aquele lá, o rei devasso, fraco, apegado ao poder e à boa vida, matou João Batista e queria matar Jesus… Seu fermento é o do poder pelo poder, o poder como usufruto de todos os prazeres e facilidades. É o fermento dos que buscam o poder pelo poder, como um prazer, o fermento dos que bajulam, jogam, mascaram intenções, distorcem palavras, omitem-se, fazem coreografias de mil modos para estarem por cima, para darem-se bem, para salvarem a pele e a vida. É o fermente com cheiro de morte da alma, dos que ganham o mundo e perdem a vida…

Somente olhando o Cristo continuamente, somente cravando Nele os olhos do coração, somente amando-O simplesmente por Ele, porque Ele é Belo, Bom, Uno de Coração unificado no Pai, Ele é livre totalmente, somente assim, aprenderemos Dele, teremos os Seus sentimentos, seremos semelhantes a Ele e seremos fermento do Reino dos Céus.

Cuidado com o fermento dos fariseus, cuidado com o fermento de Herodes: esfriam o coração, matam a alma, jogam no inferno!

Dom Henrique Soares da Costa
Bispo de Palmares


Fonte: Visão Cristã