Esta última das Antífonas Ó é inspirada em Isaías e tem o sabor do Evangelho segundo Mateus, os dois livros da Escritura nos quais aparece o título de Emanuel para designar Jesus nosso Senhor.
Ele é Rei porque é o Messias filho de Davi prometido pelo Senhor Deus e anunciado pelos profetas de Israel; Ele é o Legislador porque é o novo Moisés, o verdadeiro Moisés, tema muito presente no Evangelho de Mateus (aí Jesus faz cinco discursos, como Moisés é o “autor” dos cinco livros da Torá; Jesus fala no monte, como Moisés, no monte recebeu a Lei).
Mas, sobretudo, coroando todos os títulos dados ao Senhor que vem, a Antífona refere-se ao Cristo como “Senhor nosso Deus”. Eis o que Ele é para nós, eis o motivo da esperança que Nele temos e da alegria pelo Seu Nascimento! “Esperança e Salvador das Nações” – esperança e Salvador de toda a humanidade: é isto, essencialmente, que Aquele que a Virgem concebeu é para a fé cristã!
Que fique no nosso coração a certeza expressa na frase formada pela primeira letra de cada antífona, tomada de trás para frente: Emanuel, Rei das Nações, Oriente, Chave de Davi, Raiz de Jessé, Adonai, Sabedoria – ERO CRAS, isto é “Amanhã Eu virei”!
Vem, Senhor Jesus, Deus fiel, e confirma o Teu rebanho na paz! Maranatha! Amém!
Feliz Natal a todos!
Que o Santo Emanuel, nosso Messias, encha de plenitude a nossa vida!
Dom Henrique Soares da Costa
Bispo de Palmares (PE)
Fonte: Visão Cristã
Foto: Cuvantul Ortodox