Palmares, 28 de junho de 2022

As antífonas Ó – Ó Adonai

18 de dezembro de 2020   .    Visualizações: 272   .    Palavra do Bispo

Ó Adonai,
Guia da Casa de Israel,
que aparecestes a Moisés na chama de fogo,
no meio da sarça ardente
e lhe destes a Lei no Sinai;
vinde resgatar-nos pelo poder do Vosso braço!

Nesta Antífona de hoje, 18 de dezembro, toda atenção se volta para o Êxodo. “Adonai” é o nome com o qual os judeus chamam o Deus de Israel, evitando pronunciar “IHWH”, o Nome santíssimo revelado a Moisés no Sinai, de dentro da sarça ardente. Chamar Jesus Cristo de Adonai é chamá-Lo de Deus, o Deus Libertador de Israel, que arrancou Seu povo das trevas da escravidão no Egito e o guiou pelo deserto áspero e pavoroso por quarenta anos.

Pois bem, o Adonai, Guia da Casa de Israel, que Se fazia presente no meio do Seu Povo de modo misterioso é o próprio Filho eterno: Ele foi a Rocha da qual brotou a água, Ele foi o maná que alimentou o Povo, Ele guiou o Seu Povo pela nuvem luminosa… Foi Ele também quem falou a Moisés no meio da sarça ardente e lhe deu a Lei sobre o Monte Sinai.

Para os Santos Padres dos primeiros séculos cristãos tudo isso era muito claro. O Filho é a eterna revelação do Pai, Sua eterna e única Palavra, Seu Verbo, Sua comunicação. Sendo assim, desde o Antigo Testamento, de modo velado, o Pai vai falando à humanidade por Sua Palavra única e eterna: o Filho amado, que um dia haveria de fazer-Se carne. Por isso, a Igreja, unida à Virgem Maria, cheia de admiração, suplica que Ele venha para resgatar o Seu Povo pelo poder do Seu braço estendido, do mesmo modo que fez ao abrir o Mar Vermelho.

Dom Henrique Soares da Costa
Bispo de Palmares (PE)


Fonte: Visão Cristã.
Foto: PontosNews.