Palmares, 28 de março de 2024

Com Missa Exequial, Dom Henrique Soares da Costa foi sepultado na Catedral Diocesana de Palmares

25 de julho de 2020   .    Visualizações: 1675   .    Notícias da Diocese

Neste último dia 19 de julho de 2020, sob grande comoção popular, foi sepultado na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição dos Montes, Dom Henrique Soares da Costa, o 3° bispo da Diocese de Palmares, localizado no interior de Pernambuco.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus os fiéis foram orientados a acompanhar a celebração de suas casas, através das redes sociais, a fim de evitar aglomerações.

Com a chegada do corpo transladado da capital pernambucana para a cidade de Palmares, e antecedendo a celebração  da missa exequial, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, bispo de Garanhuns (PE), presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi o encarregado de fazer o ritual de encomendação do corpo.

A celebração eucarística, foi presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife Dom Antônio Fernando Saburido, concelebrada por Dom Bernardino Marchió, bispo emérito de Caruaru, que proferiu a homilia destacando o grande teólogo, catequista, pastor, comunicador e eterno evangelizador que fora Dom Henrique, e por Dom José Ruy, bispo de Caruaru, o qual expressou a todos os diocesanos e familiares os seus sentimentos de pesar.

Estiveram presentes a solenidade algumas autoridades civis, como o prefeito de Palmares, Sr. Altair Júnior, o vice-prefeito, Sr. Agenaldo Lessa, o gerente regional de educação (GRE) da mata sul, Sr. Danilo Santos; Autoridades eclesiásticas, todo o clero diocesano, e familiares de Dom Henrique Soares da Costa; Sr. Lourival, genitor; Os irmãos, Adriano, Ricardo e Clara Soares da Costa,  visivelmente emocionados contudo serenos e firmes na certeza da ressurreição em Cristo.

Rezemos pelo sufrágio da alma de nosso saudoso pastor diocesano, Dom Henrique Soares da Costa, e a todos os que sentiram sua morte, na certeza de que ele está na plenitude da vida com Cristo.

Ao final da cerimônia, fendo celebrado os santos mistérios, Dom José Ruy, bispo de Caruaru, abençoou a cripta onde fora depositado o corpo de Dom Henrique.

Fonte: Núcleo Diocesano da Pascom